Estudantes puderam acompanhar a transição da Tragédia para a Comédia, proposta pelo teatro grego, e a interpretação realista e catártica estudadas na Filosofia, na Arte e na Literatura, além do teatro popular
O Espetáculo Conto de Inverno, de William Shakespeare, adaptação da tragicomédia de mesmo nome composta pelo escritor entre 1610 e 1611, marcou os alunos do Ensino Médio do Colégio Jardim Paulista. Os estudantes não só vivenciaram a mágica do teatro, como também puderam entender toda a transição entre a Tragédia e a Comédia, proposta pelo teatro grego, e a interpretação realista e catártica, estudadas na Filosofia, na Arte e na Literatura.
A obra, escolhida pelo Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais, encerra a Trilogia da Taverna, que tem como objetivo levar ao público espetáculos de autores clássicos com textos pouco conhecidos no Brasil, adaptada especialmente para o público jovem.
Durante a peça, os estudantes puderam entender um pouco mais sobre “as máscaras”, uma linguagem proposta pelo teatro grego e que vem se tornando parte da estética e linguagem da companhia, bem como da catarse. Além disso, por meio da tradução e adaptação de Bruna Longo, a tragicomédia leva o jovem a compreender o universo de Shakespeare, tendo como pano de fundo os novos tempos.
O elenco é formado por 16 atores/músicos que têm como desafio dar vida a cinco atos da peça inglesa, tendo como base a discussão sobre a perda de sentidos e a ganância, sem perder de vista a esperança e o otimismo inerentes à vida humana.
“Acreditamos que encenar uma peça pouco conhecida de William Shakespeare é difundir ainda mais a obra, apresentando conflitos e angústias de personagens tão complexos e importantes no universo shakesperiano”, explicou Juliano Barone, diretor da montagem, em bate-papo com os alunos e professores do Colégio.
O Espetáculo Conto de Inverno ficará em cartaz até o próxima dia 15 de junho, no Teatro Viga Espaço Cênico.
Saiba mais sobre a peça nas imagens abaixo.
Comentários